Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jovem do Uzbequistão é acusado de ameaçar Obama de morte

A justiça dos Estados Unidos acusou nesta terça-feira um jovem do Uzbequistão, cujo visto de estudante expirou em 2009, de ter ameaçado várias vezes de assassinato o presidente Barack Obama, informou o Departamento de Justiça americano.

Ulugbek Kodirov, de 21 anos, foi preso no dia 13 de julho em um motel em Leeds, no Alabama (sul), após ter comprado uma metralhadora de um agente disfarçado, explicou o ministério.

A corte americana acusa Kodirov de ter ameaçado de morte, em quatro ocasiões, o presidente americano durante a semana que precedeu sua prisão. Além disso, ele é acusado de posse ilegal de uma arma automática e de uma granada.

“Kodirov poderá ser preso por até cinco anos por cada uma das ameaças que proferiu contra o presidente e um máximo de 10 anos por cada uma das acusações relativas às armas”, disseram as autoridades.

Kodirov chegou aos Estados Unidos em junho de 2009 com um visto de estudante. Contudo, seu visto foi cancelado menos de um mês depois por ele não ter se inscrito em nenhum estabelecimento educativo.