Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Israel investe US$ 1 bilhão em escudo contra foguetes

Sistema de defesa testado na Faixa de Gaza interceptou 8 de 11 ataques

Israel investirá quase um bilhão de dólares em um novo sistema de defesa contra foguetes de pequeno porte, o Iron Dome, recentemente testado com sucesso na Faixa de Gaza.

Segundo afirmou o diretor-geral do Ministério da Defesa, Udi Shani, ao jornal Haaretz, cinco países manifestaram interesse no novo dispositivo que em março deteve 8 de 11 ataques contra Israel pela organização radical islâmica Hamas, após distinguir entre os foguetes aqueles que deveriam ser interceptados dos que cairiam em áreas desabitadas.

O Iron Dome ainda está em fase de teste e só estará completamente operacional em cinco anos. Entre os principais desafios, está o de reduzir os custos de pesquisa e fabricação, já que um foguete de algumas centenas de dólares custa 40 mil dólares para ser interceptado.

A exportação da tecnologia é uma das alternativas para custear o projeto, que já consumiu quase um bilhão de dólares e está à espera de uma verba orçamentária de 205 milhões de dólares de ajuda americana. Segundo especialistas, os Estados Unidos estão entre os países interessados em dotar suas forças de uma proteção contra este tipo de ataque.

(com EFE)