Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Isaac pode virar depressão tropical nas próximas horas

O fenômeno natural continua causando fortes chuvas nos Estados Unidos

A tempestade tropical Isaac continua perdendo intensidade na região central do estado da Louisiana, à medida que se dirige para o norte, e poderá ser rebaixada nas próximas horas a uma depressão tropical, com ventos inferiores a 63 km/h, segundo dados divulgados pelo Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês) dos Estados Unidos.

Apesar da perda de força, o organismo afirma que o Isaac ainda segue causando fortes chuvas, após causar danos significativos na região, ainda que pequenos se comparados com a tragédia provocada pelo furacão Katrina em Nova Orleans, em 2005.

O NHC advertiu que, “embora já não seja mais um furacão, o Isaac ainda provoca ondas de até três metros no Mississipi e no sudeste da Louisiana, (além de) perigosas inundações e tornados isolados”. Como Isaac parece estar seguindo para o norte, ele ainda pode atingir o estado de Arkansas e o sul do Missouri pela noite.

Leia também: Tempestade Isaac afeta campanha presidencial nos EUA

O diretor da Agência Federal de Gerenciamento de Emergências (Fema, na sigla em inglês), Craig Fugate, advertiu contra o risco de subestimar o fenômeno natural. “Não existe essa coisa de ser ‘apenas’ uma tempestade tropical”, disse.

Seca – À medida que a rota da tempestade tropical se altera, deixando o litoral, habitantes das áreas por onde o Isaac pode passar esperam que o fenômeno traga fortes chuvas para aliviar os efeitos da seca no centro dos Estados Unidos, onde algumas lavouras foram bastante afetadas e muitos rios e barragens estão em níveis criticamente baixos.

(Com Agência Reuters e EFE)