Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Iraque: atentados com carros-bomba matam ao menos 29

Ataques quase simultâneos atingiram regiões de maioria xiita em Bagdá

Uma série de atentados com carros-bomba contra zonas de maioria xiita deixaram nesta sexta-feira ao menos 29 mortos e 80 feridos em Bagdá e em uma cidade ao sul da capital iraquiana, segundo um balanço fornecido pelos serviços de segurança e por fontes médicas.

Dois atentados ocorreram às 9h (4h de Brasília) a poucos minutos de intervalo, em um mercado de pássaros no bairro de Kazimiya, de maioria xiita, no norte de Bagdá. Ao sul da capital, na província de maioria xiita de Babilônia, dois carros-bomba explodiram na cidade de Shomali.

Leia também:

Leia também: Pelo menos 31 pessoas morrem em série de atentados terroristas no Iraque

As fontes policiais não descartaram que o número de mortos aumente devido à gravidade de alguns feridos. O duplo atentado também causou grandes danos materiais na área do mercado de aves de Kazimiya. Após as explosões, as Forças de Segurança iraquianas fecharam os acessos à região afetada, enquanto as ambulâncias levaram as vítimas aos hospitais próximos da capital.

Os insurgentes sunitas, sobretudo os da Al Qaeda no Iraque, atacam regularmente a comunidade xiita ou as forças de segurança, com a intenção de desestabilizar o governo do xiita Nuri al-Maliki. O Iraque vive um aumento da violência que pôs em cheque a segurança com vários atentados que se intensificaram em 2011, após a saída definitiva das tropas americanas, em 18 de dezembro.

(Com agência France-Presse)