Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Irã quer usar centrífugas de nova geração em 2011

O Irã colocará em funcionamento uma nova geração de centrífugas nucleares antes de março de 2011, indicou nesta sexta-feira o chefe da agência iraniana de energia atômica Ali Akbar Salehi, citado pela agência Fars.

“O Irã espera poder utilizar a nova geração de centrífugas até o fim do próximo ano iraniano (março de 2011) depois de ter solucionado os problemas e defeitos”, anunciou. “Neste momento, instalamos protótipos para avaliar os problemas desta nova geração. Não temos pressa para entrar na fase industrial”, acrescentando.

Segundo ele, o país tem atualmente mais de 6.000 centrífugas em suas instalações nucleares. Em setembro passado, Salehi havia anunciado que o Irã havia conseguido fabricar uma nova geração de centrífugas mais eficaz.

“Estas centrífugas podem multiplicar por mais de cinco a capacidade de enriquecimento de urânio do Irã, mas o objetivo é conseguir multiplicá-la por dez”, destacou. O urânio enriquecido pode servir tanto para produzir energia como para fabricar uma arma atômica.

(Com agência France-Presse)