Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Indonésia suspende operação de resgate de avião da AirAsia

Um porta-voz da Marinha pediu desculpas às famílias das vítimas. As equipes de resgate recuperaram 70 dos 162 corpos que estavam no Airbus 320

As Forças Armadas da Indonésia anunciaram nesta terça-feira a suspensão por “tempo indeterminado” da operação de resgate do avião da companhia AirAsia que caiu no Mar de Java em 28 dezembro com 162 pessoas a bordo, informou a imprensa local. O contra-almirante Widodo, porta-voz escolhido para dar a notícia, anunciou a retirada da equipe que nos últimos dias tentou sem sucesso recuperar do fundo do mar a fuselagem do Airbus 320, onde os especialistas acreditam que ficou presa a maior parte dos corpos que ainda não foram recuperados.

“A operação permaneceu ativa durante 30 dias e as equipes foram retiradas. Pedimos desculpas às famílias das vítimas. Fizemos o que pudemos para encontrar as vítimas desaparecidas”, disse Widodo. Durante a operação foram resgatados 70 corpos. Os trabalhos de identificação das vítimas foram realizados na cidade de Surabaia, na a ilha de Java, de onde o avião decolou para Cingapura na madrugada de 28 de dezembro de 2014, caindo no meio do trajeto. O Airbus 320 transportava três sul-coreanos, um britânico, um francês, um malaio, um cingapuriano e 155 indonésios, entre passageiros e uma tripulação de sete pessoas.

Leia também

Mergulhadores recuperam corpos perto de fuselagem de avião da AirAsia

Avião da AirAsia subiu em velocidade excessiva antes de cair

Mulher descobre que irmão estava em avião da AirAsia ao ver selfie

(Com agências Reuters e EFE)