Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incêndio na Patagônia já consumiu mais de 11 mil hectares

Governo chileno envia mais 237 homens para tentar combater as chamas

As autoridades chilenas confirmaram nesta sexta-feira que o incêndio que afeta o parque nacional Torres del Paine, na Patagônia, consumiu 11.000 hectares de floresta nativa e arbustos, e por isso a condição de alerta máximo ainda será mantida.

A informação foi dada pelo diretor do Escritório Nacional de Emergência, Vicente Nuñez, que afirmou também que o fogo não pôde ser controlado devido às condições climáticas adversas.

Mais 237 homens foram enviados para tentar combater o incêndio. O funcionário disse que uma leve chuva foi registrada nesta sexta-feira, mas que isso não foi capaz de diminuir as chamas. “No entanto, a previsão é de que no fim de semana os ventos diminuirão, o que permitirá um combate mais eficaz ao fogo”, explicou.

O governo chileno chegou a pedir ajuda internacional devido à magnitude do incêndio, que começou na quarta-feira passada, e além disso declarou zona de catástrofe na Patagônia.

Pelo menos 700 turistas e dezenas de trabalhadores tiveram que ser evacuados rapidamente da região, considerada reserva da biosfera pela Unesco.

O incêndio, que pode ter começado numa trilha para turistas, consome cerca de 2.500 hectares por dia.

(com Agência EFE)