Hugo Chávez aparece em vídeo ao lado de Fidel Castro

Apresentador de TV diz que imagens mostram 'recuperação' do venezuelano

O canal de televisão oficial da Venezuela exibiu imagens do presidente Hugo Chávez em uma conversa com o ex-ditador cubano Fidel Castro. O vídeo sem áudio mostra os dois sentados em um salão, depois da operação a que venezuelano foi submetido no início da semana em Havana.

“As imagens mostram a recuperação acelerada do presidente Chávez”, afirmou o apresentador do telejornal na noite de sábado, ao anunciar a gravação de menos de 30 segundos. O vídeo curto é de uma visita que Fidel e Raúl Castro fizeram a Chávez, operado em Cuba de uma lesão na mesma área em que sofreu câncer em 2011, provavelmente a pélvis. Fotografias do encontro já haviam sido divulgadas na sexta-feira à noite pelo governo.

Chávez aparece com roupa esportiva em um salão com quadros históricos. Durante a visita dos irmãos Castro, o presidente venezuelano recebeu a ligação da presidente brasileira Dilma Rousseff.

Leia também:

Leia também: Hugo Chávez tem no máximo dois anos de vida, diz WikiLeaks

Doença – O caudilho foi submetido a uma cirurgia em junho de 2011 para a retirada de um tumor cancerígeno alojado na zona pélvica. Em outubro, Chávez, que não revelou o tipo de câncer que contraiu, deu por superada a doença depois de passar por quatro ciclos de quimioterapia.

No poder desde 1999, Chávez não repassou o poder ao vice-presidente Elías Jaua, repetindo a estratégia de 2011. Ele aspira um terceiro mandato de seis anos nas eleições de 7 de outubro, nas quais terá como rival o opositor Henrique Capriles Radonski.

Leia também:

Leia também: Quem pode ser o sucessor de Chávez? Há dez candidatos

Confira o encontro de Fidel Castro e Hugo Chávez no vídeo abaixo:

(Com agência France-Presse)