Homem encontra espada viking de mais de 1.200 anos em trilha na Noruega

Um turista que fazia uma trilha em montanhas no sul da Noruega encontrou uma espada viking milenar, provavelmente do ano 750, que, segundo os especialistas, está bem preservada. A peça, descoberta por Goran Olsen entre rochas em uma estrada no vilarejo de Haukeli, tem quase 80 centímetros de comprimento, dois gumes e é feita de ferro forjado.

Mesmo coberta de ferrugem e sem nenhuma identificação, a peça está em excelente estado. As montanhas de Haukeli ficam cobertas de neve e gelo por pelo menos seis meses por ano e são expostas a pouca umidade durante o verão, o que poderia explicar a incrível preservação da espada.

Leia também:

Polícia norueguesa só disparou duas balas em 2014 e ninguém morreu

Noruega é o melhor país para se viver na velhice; Brasil é o 58º

O Conselho do Condado de Hordaland anunciou a descoberta nessa semana. “É muito incomum encontrar vestígios da era Viking tão bem preservados”, afirmou o restaurador do condado, Per Morten Ekerhovd. “Ela pode ser usada atualmente se afiarmos a ponta”, disse à emissora CNN. Ekerhovd especulou que a espada poderia ser de um cemitério ou ter pertencido a um viajante que se acidentou.

Goran Olsen fez sua incrível descoberta quando parou para descansar em Haukeli, uma área muito conhecida para pesca e caça, a aproximadamente 250 quilômetros da capital, Oslo. O artefato foi entregue ao museu da Universidade de Bergen para preservação, e uma expedição de pesquisa ao local onde a espada foi encontrada está marcada para a primavera no hemisfério norte.

(Da redação)