Hillary Clinton vence Bernie Sanders em primárias do partido Democrata, em Nevada

A ex-secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, venceu o senador Bernie Sanders neste sábado 20, em primárias do partido Democrata, em Nevada. Com 70% dos votos apurados, ela conta com 52%, contra 48% do senador Sanders.

Em sua conta oficial no Twitter, a ex-secretária de Estado agradeceu ao empenho de todos que votaram nas primárias, e dividiu a vitória com os eleitores. Já o senador Bernie Sanders, também em sua conta no Twitter, agradeceu o apoio dos eleitores e se diz orgulhoso de fazer uma disputa tão acirrada, já que no início do pleito aparecia muito atrás de Hillary.

O estado de Nevada é o terceiro a realizar o caucus – uma espécie de assembleia de integrantes do partido para decidir os delegados estaduais que participarão das convenções nacionais democrata e republicana, que definem seus candidatos presidenciais. No primeiro, em Iowa, houve empate, enquanto no segundo, em New Hampshire, Bernie Sanders ganhou com facilidade de Hillary.

No último dia 2 de fevereiro, no caucus de Iowa, a ex-primeira-dama também venceu Sanders; mas, na ocasião, por menos de um ponto percentual (49,86% a 49,57%). Oito dias depois, o senador por Vermont se recuperou nas primárias de New Hampshire, e ganhou com folga, com 60,4% dos votos, contra 37,95% de Hillary.

O próximo confronto entre os pré-candidatos democratas está marcado para a próxima terça-feira 23, na Carolina do Sul, onde Hillary conta com sólida vantagem, segundo as pesquisas.

(Com agências internacionais)