Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Grupo de jornais britânico vai rever rotinas após escândalo

Anúncio ocorre após polêmica sobre grampo telefônico no News International

O grupo de jornais britânico Trinity Mirror anunciou nesta terça-feira uma revisão de suas rotinas editoriais após a explosão do escândalo dos grampos telefônicos envolvendo outro grupo jornalístico, o News International. O porta-voz do Trinity Mirror, Nick Fullagar, disse que não se trata de uma investigação sobre novas acusações de grampos telefônicos – mas reconheceu que o escândalo que envolveu o tabloide News of the World levou o grupo à revisão de seus procedimentos.

“Tendo em vista os eventos recentes, achamos que era hora de olhar para nossos controles e procedimentos”, disse Fullagar em entrevista pelo telefone. “Após um acontecimento significativo, trata-se apenas de boa governança corporativa.” O tabloide Daily Mirror também está sob suspeita após as revelações de que o rival News of the World – fechado recentemente por sua editora, a News International – interceptava rotineiramente mensagens de voz de figuras públicas.

Um ex-jornalista do Mirror alegou que os grampos telefônicos eram contínuos no jornal quando o ex-editor Piers Morgan estava no comando. Na semana passada, o The New York Times citou cinco jornalistas não identificados de outro jornal do grupo Mirror – uma publicação dominical sobre celebridades e atletas chamada The People -, dizendo que grampos telefônicos eram comuns no jornal do final dos anos 1990 ao início da década de 2000.

O Trinity Mirror não comentou as acusações, embora observadores da imprensa britânica suspeitassem há tempos que os grampos telefônicos ilegais se estendiam muito além do News of the World.

(Com Agência Estado)