Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo libera R$ 350 milhões para vítimas das chuvas no Norte

Brasília, 10 mai (EFE).- O Governo Federal anunciou nesta quinta-feira que distribuirá R$ 350 milhões em ajuda para a região Norte, onde 51 municípios estão em estado de emergência devido às intensas cheias que afetam mais de 350 mil pessoas.

As chuvas, que não cessam há duas semanas, contribuíram para aumentar o nível de dezenas de rios, entre eles os caudalosos Negro e Solimões, que em muitos pontos transbordaram e causaram a evacuação de povoados ribeirinhos, informou a Secretaria Nacional de Defesa Civil.

Fontes oficiais detalharam que o Amazonas é o estado mais atingido, onde 70 mil pessoas foram afetadas de forma direta ou indireta pelas chuvas ou pelas inundações.

Apenas nesse estado, um total de 39 municípios declarou situação de emergência, o que permite às autoridades utilizar recursos previstos para outros fins no atendimento dos desabrigados.

Além da ajuda econômica, o governo mobilizou para a área 500 militares, que contarão com três navios equipados com lanchas, unidades de atendimento médico e um hospital de campanha.

As tropas do Exército e da Marinha também se ocuparão de transferir e distribuir ajuda humanitária e cargas de remédios, informou hoje o Ministério da Defesa.

Segundo a Secretaria Nacional de Defesa Civil, a situação é também delicada em Acre e Rondônia, nos limites com o Peru e Bolívia, que também foram castigados com chuvas torrenciais durante os últimos 15 dias. EFE