Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

G20 CÚPULA

Por ocasião da Cúpula do G20, que será realizada nos próximos dias 19 e 20 em Los Cabos (México), a Agência Efe envia hoje uma série de matérias especiais com os seguintes conteúdos:.

BRASIL – Brasília – O Brasil comparecerá à Cúpula do G20 no México convencido de que o caminho da recuperação mundial não passa por contenções da despesa, mas por medidas que estimulem o crescimento, que são as que puseram o país ‘no caminho certo’. Por Eduardo Davis.

EUA – Washington – O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, irá à cúpula do G20 na cidade mexicana de Los Cabos focado em buscar soluções para a crise financeira na zona do euro, após o anúncio de ajuda aos bancos espanhóis, e pressionar a Rússia para aceitar uma saída ao conflito na Síria. Por Miriam Burgués.

UE – Bruxelas – A UE chega à cúpula do G20 consciente da exigência de seus membros por mais determinação e urgência para solucionar a crise da zona do euro por parte do bloco, mas também por um compromisso claro das economias emergentes e desenvolvidos com o apoio à recuperação econômica. Por Céline Aemisegger.

ESPANHA – Madri – A Espanha participará da próxima cúpula do G20 novamente como convidada privilegiada, mas desta vez seu papel de protagonista se deve a motivos menos desejáveis: a recessão econômica vivida pelo país e a grave crise de seus bancos. Por Paco G. Paz.

CHINA – Pequim – A China buscará na próxima cúpula do G20 o compromisso das principais economias desenvolvidas e emergentes para estabelecer o crescimento como via de saída à crise, pois se mostra preocupada especialmente com a situação da zona do euro, uma das principais importadoras de seus produtos.

MÉXICO – Cidade do México – O fortalecimento dos recursos de proteção financeira (firewall) na Europa e de capitalização do Fundo Monetário Internacional (FMI) serão temas-chave na Cúpula do G20 de Los Cabos, no México, onde o país anfitrião buscará um compromisso para frear as medidas protecionistas e impulsionar a criação de empregos em um contexto de incessante recessão global.

ARGENTINA – Buenos Aires – A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, irá à cúpula do G20 disposta a defender sua política econômica e reivindicar às grandes potências um freio do fluxo de recursos destinados ao setor financeiro em troca de um aumento do investimento produtivo para sair da crise. Por Natalia Kidd.

– Serão enviadas documentações sobre o G20. EFE