França irá banir copos e talheres descartáveis

A medida que proíbe utensílios descartáveis de plástico valerá a partir de 2020, de acordo com François Hollande

A França irá se tornar o primeiro país do mundo a banir venda de copos, pratos e utensílios de plástico descartáveis, em uma lei que entrará em vigor em 2020. Serão aceitas exceções para itens fabricados com pelo menos 50% de materiais biodegradáveis, parcela que aumentará para 60% em janeiro de 2025.

De acordo com presidente François Hollande, a proibição é parte de um esforço maior para “fazer da França uma nação exemplar em termos de redução na emissão de gases, diversificação do modelo de energia e uso de fontes renováveis”. Nem todos, porém, concordam com a boa intenção do governo Hollande. Empresários do ramo alegam que a medida viola leis da União Europeia, além de regras de proteção de fabricantes.

Leia também:
Explosão em prédio deixa 21 feridos na França
Papa celebrará missa por padre francês assassinado pelo EI
Após passarem a noite presas, 33 são resgatadas de teleférico

Apoiadores da causa pediram que a proibição fosse aplicada já a partir de 2017, mas a ministra do meio-ambiente francês, Ségolène Royal, afirmou que o ato seria “antissocial”, já que algumas famílias de baixa renda dependem deste tipo de utensílio. Segundo o governo, com o prazo modificado para 2020, há tempo para os fabricantes se adaptarem.

A nova regra é uma adição ao ato de Transição de Energia para o Crescimento Verde, uma extensa regulamentação aprovada no ano passado na França. Entre as medidas também está a proibição de sacolas plásticas em supermercados, que valerá a partir de julho do próximo ano.

Comentários
Deixe uma resposta

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

  1. José Westie

    Cá entre nós, foram os países ricos, como a França, que inventaram os descartáveis. Os terríveis PET’s, pratinhos de isopor, copos plásticos,…

    Curtir

  2. A França já é um país meio porco, agora as pessoas vao ser obrigadas a beber e comer usando copos e outros utensilios mal lavados tambem?…

    Curtir

  3. Jose Frajtag

    Tudo o que é descartável, deveria ser reestudado para se tornar biodegradável! O pior de tudo são as fraldas!

    Curtir