Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Foto postada no Twitter ajuda a salvar vítima do furacão Matthew

Chris Williams e seu cachorro, Lana, foram resgatados de uma enchente em Hope Mills, na Carolina do Norte, graças às imagens captadas por um drone

Uma foto da enchente na cidade de Hope Mills, Carolina do Norte, ajudou a salvar a vida de um homem e de um cachorro no último domingo. Chris Williams estava preso no segundo andar de sua residência, que foi atingida por tempestades decorrentes do furacão Matthew, sem conseguir sinal de telefone para contatar os serviços de emergência.

Uma sequência de eventos inesperados levou ao resgate de Chris, que ao abrir a porta no domingo teve o primeiro andar de sua casa completamente inundado. O veterano de guerra não tinha condições físicas para nadar e, por isso, se isolou com o seu cachorro, Lana, no sótão. Sem linha telefônica, mas com sinal de internet, Chris entrou em contato com seu irmão, Craig Williams, que mora no Texas.

Assustado, mas sem imaginar a gravidade do caso, Craig contatou a emergência, que disse que não poderia fazer nada naquele momento. Ao pesquisar as hashtags #HopeMills e #HurricaneMatthew no Twitter, notou uma imagem chocante captada por um drone e publicada pelo usuário Quavas Hart. Brincando, enviou a Chris: “Pelo menos sua situação não é tão ruim”. “Olhe para o poste e para as persianas azuis”, respondeu o irmão. A casa à direita na foto era onde Chris estava preso.

Leia também:
Furacão desenterra balas de canhão de mais de 150 anos nos EUA
Vídeo: mar invade casa durante a passagem de furacão na Flórida
Ameaça do furacão Matthew nos EUA continua; 5 pessoas morreram

“A chance de isso acontecer é de uma em um milhão”, disse Hart, também veterano de guerra e fotógrafo amador, ao jornal The Washington Post. Morador de Fayetteville, nos arredores de Hope Mills, Hart decidiu captar imagens aéreas com seu drone, após ouvir sobre a destruição na cidade vizinha pela TV. Uma hora depois de publicar as fotos nas redes, recebeu uma mensagem: “Essa é a casa do meu irmão… A com uma persiana. Alguma chance de você conseguir tirá-lo com um bote de lá? Ele está preso no andar de cima”.

Para ter certeza de que não estava sendo enganado, Hart telefonou para Craig e depois enviou uma mensagem a Chris, pedindo que abanasse da janela para enxergá-lo com o drone. Já com a história confirmada, notou nas imagens um barco da Agência Federal de Gestão de Emergência (FAME) e chamou atenção da equipe usando o próprio drone. Parte do resgate também foi registrado pelo fotógrafo:

Após a tragédia, Craig montou uma campanha para financiar os reparos na casa do irmão. “Infelizmente a história não acabou. Ele perdeu todas as suas roupas, móveis e eletrônicos. Não consigo imaginar como vai ser se recuperar de tal tragédia”, escreveu Craig no site GoFundMe. “Ele dedicou sua vida a ajudar os outros. Me ajudem a fazer isso por ele”.