Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Forte tufão atinge Vietnã e deixa quatro mortos

Centenas de milhares de pessoas foram retiradas de suas casas em zonas de risco

O tufão Doksuri atingiu o Vietnã nesta sexta-feira e matou quatro pessoas. As fortes chuvas e ventos causaram alagamentos, arrancaram os telhados de muitas casas e derrubaram postes de energia elétrica, deixando muitos vilarejos sem luz.

Com ventos de até 135 km/h – mais fortes do que os alcançados pelo furacão Katia – o tufão tocou o chão na província de Ha Tinh, na região central do país. Outros seis distritos foram atingidos e 62.500 casas tiveram seus telhados destruídos.

Na província de Quang Binh, nos arredores de Ha Tinh, foram reportadas duas mortes, uma delas de um idoso que caiu em seu próprio jardim e morreu ao bater a cabeça. Outras dez pessoas se feriram em incidentes com quedas de árvore e outros detritos. Cerca de 50.000 casas sofreram algum tipo de dano.

Em Nghe An, uma senhora de 83 anos morreu ao ser atingida por escombros e em Thua Thien Hue, ao sul de Quang Binh, um homem caiu e foi levado pela correnteza de um rio.

As autoridades de gerenciamento de desastres vietnamitas informaram no início da manhã desta sexta que 79.000 moradores foram retirados de zonas de risco e outros 210.000 seriam realocados ao longo do dia antes da passagem do Doksuri.

Os meteorologistas também alertaram para inundações repentinas e deslizamentos de terra em algumas regiões centrais e no norte do país. A expectativa é que o tufão perca força no sábado e se dissipe em Laos, a norte do Vietnã. O país, de 93 milhões de habitantes, é propenso a inundações e tempestades, que costumam matar centenas de pessoas por ano.

Tufão x furacão

Tufão é a nomenclatura utilizada para os ciclones tropicais de maior intensidade que ocorrem no Oceano Pacífico Noroeste. São registrados, principalmente, no sul da Ásia e na parte ocidental do Oceano Índico. É um fenômeno idêntico ao furacão, porém recebe uma nomenclatura diferente quando atinge essas regiões, ao invés do Oceano Atlântico.