Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Filho de ex-presidente Rabbani é nomeado chefe do Conselho de Paz afegão

Cabul, 14 abr (EFE).- O Governo do Afeganistão nomeou o filho do ex-presidente afegão Burhanuddin Rabbani, assassinado em setembro em atentado perpetrado supostamente pela resistência de Cabul, para substituir seu pai à frente do Conselho de Paz encarregado de conduzir as negociações com os talibãs.

Fontes do organismo informaram neste sábado à Agência Efe que Salahuddin Rabbani, de 41 anos e atual embaixador afegão na Turquia, foi escolhido durante uma reunião da cúpula do Conselho.

Logo depois, o escritório presidencial confirmou a decisão por meio de um comunicado no qual o presidente Hamid Karzai o qualificou como a pessoa ‘adequada’ para ‘fortalecer a união nacional e impedir que mãos estrangeiras intervenham nos assuntos do país’.

‘Acho que a única solução para conquistarmos a segurança e a estabilidade é a paz. Consideramos a paz como um princípio religioso’, afirmou Salahuddin Rabbani, conforme a nota.

‘O processo de paz alcançará sucesso só se for liderado pelos próprios afegãos. Caso contrário, não obteremos a confiança da nação’, ressaltou.

A formação acadêmica de Salahuddin foi feita na Arábia Saudita e em Londres.

A morte de Rabbani representou um duro golpe à iniciativa do diálogo do Governo do presidente Hamid Karzai.

Em janeiro, os talibãs abriram com o receio das autoridades um escritório no emirado do Catar para facilitar as conversas com os Estados Unidos, mas os insurgentes anunciaram em março a suspensão das negociações pela falta de compromisso de Washington.

A guerra afegã está em um dos momentos mais sangrentos desde a invasão americana ao Afeganistão e a queda do regime talibã no fim de 2001.

As forças internacionais começaram em julho a retirar-se gradualmente do país asiático e transferir a competência da segurança às forças afegãs. Este processo deve ser concluído em 2014 se cumpridos os prazos previstos. EFE