Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Falha geológica e desmoronamentos dificultam resgate dos mineiros no Peru

Lima, 10 abr (EFE).- A presença de uma falha geológica e um novo desmoronamento dificultam o resgate dos nove mineiros que estão presos desde a última quinta-feira em uma mina artesanal próximo a cidade de Ica, situada no sul do Peru, informou nesta terça-feira um especialista que trabalha no setor.

O engenheiro Eduard Vejarano informou aos jornalistas que uma falha geológica prejudicou o andamento do resgate, que, supostamente, deveria terminar nas próximas horas.

‘A expectativa, como tal, é simplesmente isso. Não asseguramos em nenhum momento que o resgate seria concluído no dia de hoje. Não podemos precisar a data exata’, enfatizou Vejarano, que chegou ao local como parte do apoio enviado pela mina Buenaventura, uma das maiores do país.

Anteriormente, a ministra da Mulher e Desenvolvimento Social, Ana Jara, tinha manifestado que o resgate poderia ser concluído nesta terça, enquanto alguns dos agentes da equipe de resgate indicaram que se encontravam a poucos metros dos mineiros.

‘Compartilhamos o ânimo da senhora ministra; mas, tecnicamente, não podemos afirmar quanto tempo levaremos para concluir o resgate’, enfatizou Vejarano.

Roger Pariona, um dos mineiros soterrados, conseguiu se comunicar com as equipes de resgate nesta terça usando uma mangueira que conecta os mineiros com o exterior. ‘Esperamos com tranquilidade e fortaleza o momento de resgate e do reencontro com nossas famílias’, afirmou.

‘Podemos escutar o som dos trabalhos que estão sendo feito. Sabemos que as equipes estão perto e achamos que em poucas horas deveremos sair. Espero que eles consigam nos resgatar em breve’, declarou Pariona à agência oficial Andina.

Os especialistas que chegaram à mina tiveram que construir um revestimento de madeira no túnel de acesso para evitar os constantes desmoronamentos, uma das principais dificuldades encontradas pelas equipes de resgate.

A mina Cabeza de Negro, situada em Quilque, um distrito de Yauca do Rosário, está localizada a cerca de 40 quilômetros da cidade de Ica. Segundo as equipes de resgate, a região é desértica, montanhosa e de difícil acesso. EFE