Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército iemenita recupera controle de Zinjibar

O Exército iemenita recuperou nesta terça-feira o controle total da cidade de Zinjibar, capital da província de Abyan (sul do país), que estava sob o controle da Al-Qaeda há mais de um ano.

“Zinjibar está sob controle total do Exército e os elementos da Al-Qaeda abandonaram a cidade sob pressão”, declarou à AFP o general Mohamed al-Sumali, comandante da 25ª Brigada mecanizada, que efetuou o ataque.

O Exército já havia anunciado durante a manhã que havia recuperado o controle da cidade de Jaar, importante base de abastecimento da Al-Qaeda no sul do Iêmen, situada 10 quilômetros ao norte de Zinjibar.

“A Al-Qaeda sofreu importantes perdas e dezenas de combatentes fugiram”, acrescentou o oficial, antes de afirmar que a estrada entre a província de Abyan e Aden, principal cidade do sul do Iêmen, estava novamente liberada.

Mas ainda há elementos da Al-Qaeda em Chuqra, localidade costeira da província de Abyan, outro reduto da rede extremista onde a força aérea destruiu recentemente um centro de comunicações.

Centenas de habitantes de Jaar saíram às ruas para celebrar a entrada do Exército.