Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército iemenita recupera controle de dois redutos da Al Qaeda no país

Sana, 12 jun (EFE).- O Exército iemenita recuperou nesta terça-feira o controle das cidades de Yaar e Zinyibar, redutos da Al Qaeda e do grupo Ansar al Sharia, localizadas no sul do Iêmen, numa operação na qual morreram 20 terroristas e quatro militares, informou o Ministério de Defesa.

Em comunicado, o Ministério afirmou que as forças armadas retomaram o controle do centro de Zinyibar, capital da província de Abian, e que equipes de engenharia militar começaram as operações para desativar minas das estradas.

Em outra nota divulgada no site do Departamento de Defesa, o comandante-em-chefe da zona militar do sul do Iêmen, geral Salem Ali Qotn, disse que as autoridades recuperaram o controle da cidade de Yaar após causar ‘grandes perdas’ nas fileiras terroristas.

O comandante Qotn lembrou que vinte supostos combatentes da organização terrorista Al Qaeda e quatro soldados morreram hoje na zona.

As forças armadas iemenitas abriram a estrada que une a província de Abian com Aden e agora perseguem os terroristas foragidos, acrescentou o responsável militar.

O governador de Abian, Gamal al Aker, precisou que as forças de segurança estão buscando entre 200 e 300 terroristas, alguns deles membros de Ansar al Sharia, que fugiram de Yaar, Zinyibar e Shukra.

Aker classificou de ‘histórica’ a vitória em Yaar e assegurou que o Exército continuará com a ‘limpeza’ de toda a província de Abian.

Desde o dia 12 de maio as forças armadas realizam uma ampla ofensiva militar nas localidades de Lauder, Zinyibar e Yaar, fortificações da Al Qaeda em Abian.

No último ano, o grupo terrorista aumentou sua atividade no Iêmen devido à situação de instabilidade que vive o país desde a explosão em janeiro de 2011 das revoltas populares contra o presidente Ali Abdullah Saleh, que em fevereiro passado abandonou definitivamente o poder. EFE