Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército dá primeiro passo para apoio a filho caçula de Kim

Kim Jong-Un, de 27 anos, foi escolhido delegado e está prestes a suceder o pai

Com 1,19 milhão de oficiais, o exército norte-coreano é um dos cinco maiores do mundo e exerce grande influência sobre a população e o poder do país

O exército da Coreia do Norte elegeu o filho mais novo de Kim Jong-Il o delegado da reunião excepcional dos dirigentes do Partido dos Trabalhadores, prevista para terça-feira. A escolha antecipa a decisão dos militares de apoiar Kim Jong-Un, de 27 anosm, na sucessão do ditador, destacou um jornal sul-coreano.

Com 1,19 milhão de oficiais, o exército norte-coreano é um dos cinco maiores do mundo e exerce grande influência sobre a população e o poder do país. Pai e filho foram nomeados delegados, de acordo com o jornal Chosun Ilbo, apesar de só Kim Jong-Il ter sido anunciado. “Mas muitos oficiais sabem que Jong-Un também foi escolhido”, afirmou uma fonte que pediu para não ser identificada.

A reunião que começa na terça-feira será a primeira desse tipo em 30 anos e terá o objetivo de preparar a sucessão de Kim Jong-Il que, aos 68 anos, sofre com a saúde debilitada. Na ocasião, acreditam analistas, Kim Jong-Un será eleito para um importante cargo dentro do partido – mas Pyongyang pode decidir manter a decisão em sigilo.

O filho sucessor – Na semana passada, o jornal japonês Tokyo Shimbun informou que o Partido dos Trabalhadores designou a sucessão do ditador pelo filho caçula em um documento aparentemente oficial. O texto afirmava que Kim Jong-Un recebeu “uma educação revolucionária e o sentido da autoridade”, qualidades “necessárias” para prosseguir a revolução. Kim Jong-Il deu-lhe as características que um “grande chefe conquistador e de estadista notável” precisa ter, destaca a publicação, que ainda o define como alguém “muito bom nas artes da escrita e da espada”. O ditador norte-coreano parece ter acelerado os preparativos sucessórios após sofrer um derrame cerebral, em agosto de 2008.

Confira a árvore genealógica da família Kim:

(Com agência France-Presse)