EUA: Trump deixará o Acordo de Paris sobre o clima

Presidente americano disse que pretende negociar a reentrada no pacto, mas em termos diferentes, que sejam "justos" para os Estados Unidos

O presidente americano Donald Trump anunciou, nesta quinta-feira, a saída dos Estados Unidos do Acordo do Clima de Paris Em coletiva nos jardins da Casa Branca, o republicano disse que pretende iniciar negociações para reentrar no pacto, ou criar um acordo que seja mais “justo” para as pessoas e empresas americanos.

Durante a cúpula do G7, no sábado, o presidente americano já havia se recusado a endossar o acordo climático, afirmando que precisava de mais tempo para pensar.  A decisão de Trump, que já chamou o aquecimento global de farsa, aprofunda as diferenças dos Estados Unidos com países aliados e põe em risco o cumprimento do acordo por outras potências.

Além dos Estados Unidos, apenas a Síria e Nicarágua não participam do Acordo do Clima de Paris,  mas a saída americana do pacto pode fazer com que outros países altamente poluidores – como China e Rússia – revejam suas posições sobre a redução  da emissão de gases.

O acordo, firmado em 2015 na capital francesa por quase 200 países, almeja limitar o aquecimento planetário e em grande parte se baseia no corte do dióxido de carbono e outras emissões resultantes da queima de combustíveis fósseis. Segundo o pacto, os Estados Unidos se comprometeriam a reduzir suas emissões em 26 a 28% dos níveis de 2005 até 2025.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adilson Nagamine

    A canadense boffiana Naomi Klein e seu fantoche Bergoglio melancia perderam.

    Curtir

  2. O planeta inteiro perdeu, devido à estupidez de Trump e seus asseclas.

    Curtir

  3. Sérgio Carneiro

    Um violento golpe no Governo Mundial. Parabéns Trump.

    Curtir

  4. Parabéns Trump, por arrancar mais um tijolo dessa aberração liberal chamada globalização. Go ahead!!!!

    Curtir

  5. Hugo Desmascarador

    Ele tá é certo. Primeiro que nenhum cientista tem todas as variáveis da Terra pra dizer que somos nós. Segundo que ele economiza dinheiro.

    Curtir

  6. Com acordo ou se ele, a humanidade cedo ou tarde estará extinto.

    Curtir

  7. João Carlos Bagatin

    Absurdo Trump deixar o acordo, pois mais poluição ao mundo!!!

    Curtir