Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA consultarão aliados para ‘isolar’ ainda mais o Irã

Os Estados Unidos consultarão seus aliados sobre mecanismos para “isolar mais” o Irã depois de ter sido descoberto um complô para assassinar o embaixador saudita em Washington, disse a secretária de Estado americana, Hillary Clinton.

Algumas “áreas nas quais podemos cooperar mais de perto para enviar uma forte mensagem ao Irã e isolá-lo da comunidade internacional também serão consideradas”, completou, sem dar detalhes.

Reportagens da imprensa indicaram que Washington poderá buscar novas sanções no Conselho de Segurança das Nações Unidas, assim como sanções unilaterais por parte de seus aliados, da Austrália à Europa.

“Consultaremos nossos amigos e aliados ao redor do mundo sobre como podemos enviar uma forte mensagem (afirmando que) este tipo de ações, que violam as normas internacionais, devem acabar”, disse Hillary a jornalistas.

Os Estados Unidos acusaram nesta terça-feira o Irã de tentar assassinar o embaixador saudita em Washington, mediante um complô que foi descoberto graças a um agente americano no México que se passou por um traficante e contatou os encarregados da operação.