Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA checarão e-mails e redes sociais de solicitantes de visto

O endurecimento das regras foi aprovado em 23 de maio pelo Escritório de Gestão e Orçamento

O governo dos Estados Unidos lançou um novo questionário a ser preenchido para a solicitação do visto americano em todo o mundo. A nova checagem pede dados de redes sociais dos últimos cinco anos e informações pessoais de até 15 anos atrás.

As perguntas, que fazem parte de um esforço para tornar mais rígida a verificação de potenciais visitantes dos Estados Unidos, foram aprovadas em 23 de maio pelo Escritório de Gestão e Orçamento, apesar das muitas críticas feitas por autoridades de educação e grupos acadêmicos. Os críticos argumentam que o novo processo levaria a longos atrasos no processo de obtenção de visto e ao desencorajamento de estudantes e cientistas internacionais de viajarem ao país.

Veja também

De acordo com os novos procedimentos, autoridades consulares podem requisitar aos solicitantes de visto todos os números de passaportes anteriores, cinco anos de dados de redes sociais, endereços de e-mail e números de telefone e até 15 anos de informações pessoais incluindo endereços e histórico de empregos e viagens.

As autoridades requisitarão as informações adicionais quando determinarem que “essas informações são necessárias para confirmar a identidade ou conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”, informou uma autoridade do Departamento de Estado na quarta-feira.

O Departamento disse anteriormente que a verificação mais rígida se aplicaria a solicitantes “que justificaram a investigação adicional em conexão com terrorismo, ou outra inviabilidade de visto relacionada à segurança nacional”.

(Com Reuters)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Walter Azeredo

    Os USA podem complicar o quanto quiserem para liberarem o visto em nossos passaportes. As autoridades brasileiras devem aplicar a reciprocidade imediatamente. As adolescentes brasileiras já foram humilhadas demais, mesmo tendo o famigerado visto.

    Curtir

  2. Varlei Dal Rovere Nattis

    Se for para um visto migratório até certo ponto uma invasão na privacidade pode ser aceita, tendo em vista a segurança e seleção de quem esta entrando para ficar, e vc depois de ser cidadão americano vai quer que seja assim com todos que forem migrar também. Agora tudo isso para turismo é um completo absurdo. O fato do visto ser temporário, ter passagem de volta comprada, estadia reservada , roteiro de viagem e comprovante de rendimento para os dias já é mais do que suficiente e fica no limite do aceitável.

    Curtir

  3. Milhares de brasileiros com visto ficaram ilegalmente nos Estados Unidos mas acho que o alvo dessas mudanças e mais para países com risco de terrorismo. Recentemente uma australiana foi barrada por causa das mensagens dela no whats up. Pessoas que querem ficar nos Estados Unidos mentem quando são descobertas e tentam se fazer de vitimas. Esses novos procedimentos são para todos os países e nada pessoal contra o Brasil.

    Curtir

  4. Walter Donizety

    Esse Trump no meu ponto de vista é como o Luladrão e Dilmona capetona aqui no Brasil. Vai acabar com os EUA. Parece um porco de granja…

    Curtir