Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

EUA capturam número dois do Talibã no Paquistão

Latif Mehsu é considerado homem de confiança do comandante do grupo terrorista, Hakimullah Mehsud

Os Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira a captura de Latif Mehsud, número dois do Talibã do Paquistão, em uma operação militar. Segundo a porta-voz do Departamento de Estado americano, Marie Harf, o grupo foi responsável por uma tentativa de explodir uma bomba na Times Square, em 2010, e também atacou diplomatas americanos no Paquistão e realizou atentados que “mataram inúmeros civis paquistaneses”. Latif Mehsud é considerado o homem de confiança do comandante do grupo Tahreek-e-Taliban, Hakimullah Mehsud. O grupo terrorista tenta derrubar o governo paquistanês, aliado de Washington.

A porta-voz não deu detalhes sobre a operação. Mas a agência Associated Press afirmou que ele foi capturado há uma semana na província de Logar, no leste do Afeganistão. No momento da captura, ele dirigia um carro por uma estrada que liga a província à capital Cabul. Uma fonte da defesa americana afirmou que a captura não agradou o presidente afegão Hamid Karzai, que teria visto a operação como uma violação da soberania do país.

A notícia sobre a captura de Latif Mehsud surge no momento de uma visita do secretário de Estado americano, John Kerry, a Cabul. Os dois países tentam definir os termos do acordo que vão definir o papel das forças americanas no Afeganistão depois do fim da missão da Otan no país, no final deste ano.

(Com agência Reuters)