Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estrela do Instagram revela vida falsa – por motivo nobre

A francesa Louise Delage, de 25 anos, parecia uma celebridade das redes sociais, mas era parte de uma campanha de conscientização

Por Da redação
Atualizado em 8 out 2016, 21h03 - Publicado em 8 out 2016, 20h59

A parisiense Louise Delage, de 25 anos, era uma estrela das redes sociais. Como outras jovens que causam inveja no Instagram, Louise publicava fotos suas jantando com amigos, na praia e aproveitando uma vida luxuosa ao ar livre. Em pouco mais de um mês na rede, a francesa já acumulava 65.000 seguidores.

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras celebridades do Instagram – e este era exatamente seu objetivo. O propósito de suas postagens estava escondido em um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas. Em cada uma de suas 150 fotos publicadas no Instagram, Louise aparecia com uma taça, um copo ou uma garrafa.

https://www.instagram.com/p/BJ3nirkhgL8/?taken-by=louise.delage

 

https://www.instagram.com/p/BKjLSJABbHz/?taken-by=louise.delage

No dia 22 de setembro, “Louise”, que não era seu nome verdadeiro, fez um último post na rede: um vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção da agência de publicidade BETC, que a contratou para ser o rosto da campanha “Curta meu vício”. O projeto foi criado para a organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

Leia também:
Enquete: Campanhas antidrogas devem usar imagens chocantes?
Turistas são presas com 95kg de cocaína em cruzeiro na Austrália

Segundo a diretora criativa da campanha, Stéphane Xiberras, a agência queria evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”, disse Xiberras ao site AdFreak.

O burburinho da revelação de “Louise” gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e 230.000 no YouTube. A postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado que se tratava de uma campanha. Para Xiberras, é assustador o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”.

https://www.instagram.com/p/BKpxDmOhjaD/?taken-by=louise.delage

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.