Estrela do Instagram revela vida falsa – por motivo nobre

A francesa Louise Delage, de 25 anos, parecia uma celebridade das redes sociais, mas era parte de uma campanha de conscientização

A parisiense Louise Delage, de 25 anos, era uma estrela das redes sociais. Como outras jovens que causam inveja no Instagram, Louise publicava fotos suas jantando com amigos, na praia e aproveitando uma vida luxuosa ao ar livre. Em pouco mais de um mês na rede, a francesa já acumulava 65.000 seguidores.

Suas fotos pareciam iguais às de dezenas de outras celebridades do Instagram – e este era exatamente seu objetivo. O propósito de suas postagens estava escondido em um detalhe que passou despercebido para quase todos os seus seguidores: as bebidas alcoólicas. Em cada uma de suas 150 fotos publicadas no Instagram, Louise aparecia com uma taça, um copo ou uma garrafa.

Beach session 1 ☀️

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

 

Beach session 2 #latergram

A photo posted by Louise Delage (@louise.delage) on

No dia 22 de setembro, “Louise”, que não era seu nome verdadeiro, fez um último post na rede: um vídeo revelando que a conta não passava de uma invenção da agência de publicidade BETC, que a contratou para ser o rosto da campanha “Curta meu vício”. O projeto foi criado para a organização Addict Aide, que busca conscientizar a população sobre o alcoolismo entre os jovens.

Leia também:
Enquete: Campanhas antidrogas devem usar imagens chocantes?
Turistas são presas com 95kg de cocaína em cruzeiro na Austrália

Segundo a diretora criativa da campanha, Stéphane Xiberras, a agência queria evidenciar a dificuldade de detectar o vício, mesmo em alguém próximo. A conta falsa no Instagram procurou mostrar “uma pessoa que você encontraria todo dia, mas que nunca suspeitaria que é alcoólatra”, disse Xiberras ao site AdFreak.

O burburinho da revelação de “Louise” gerou mais de 160.000 visualizações no Instagram e 230.000 no YouTube. A postagem final recebeu comentários de seguidores que disseram nunca ter desconfiado que se tratava de uma campanha. Para Xiberras, é assustador o fato de poucos terem detectado um problema, só porque as postagens mostravam uma menina bonita e com uma vida “desejável”.

Like my addiction

A video posted by Louise Delage (@louise.delage) on

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Roberto Izumi

    Filmes americanos de há 30 a 50 anos, sempre mostravam os homens fumando e bebendo uisque, e isso influenciou várias geracoes de jovens. No Brasil o cigarro foram abandonados por jovens ,mas a bebida continua em alta. Muitos jovens estao bebendo desde adolescencia e continuam na vida adulta. Modismo !!

    Curtir