Estado de saúde de Chávez é crítico, diz jornal americano

Segundo a publicação, a filha e a mãe do presidente estão a caminho de Havana

De acorco com informações publicadas por um jornal americano neste sábado, o estado de saúde do presidente venezuelano Hugo Chávez é considerado crítico pelos médicos. Desde o dia 10 de julho, Chávez está internado em Havana para tratar um abscesso pélvico.

As fontes ouvidas pelo periódico afirmam que a filha de Chávez, Rosinés, e sua mãe, Marisabel Rodríguez, partiram há poucos dias com urgência da Venezuela rumo a Cuba em um avião da força aérea, o que reforça a suspeita de que o presidente da Venezuela estaria em estado grave. A reportagem, feita pelo El Nuevo Herald, não confirma, porém, os rumores que circulam na internet de que Chávez estaria tratando um câncer de próstata.

Após 13 dias de silêncio, Chávez transmitiu na sexta-feira, dia festivo em que a Venezuela relembra a batalha de Carabobo, várias mensagens através de sua conta no Twitter. “Estou daqui com vocês na dura jornada diária! Até a vitória sempre! Nós estamos vencendo! E venceremos!”, disse em sua conta na rede social.

O irmão do presidente Adán Chávez assinalou na quarta-feira que o líder poderia retornar a seu país em 10 ou 12 dias, às vésperas da cúpula presidencial da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), que acontecerá nos dias 5 e 6 de julho em Caracas.

(Com Agência EFE)

Leia também:

Twitter de Chávez volta após duas semanas