Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Eleitores votam em New Hampshire, onde dúvida é 2º lugar

Mitt Romney observa com tranquilidade a disputa entre os demais republicanos

Desde cedo nesta terça-feira, os republicanos de New Hampshire votam nas primárias para escolher o oponente de Barack Obama na corrida à Casa Branca. Cerca de 250.000 eleitores do pequeno estado do nordeste dos Estados Unidos participam do pleito que tem previsão de encerramento entre 22 e 23 horas (em Brasília). Favorito, o ex-governador de Massachusetts Mitt Romney observa com tranquilidade a disputa acirrada pelo segundo lugar, que deve ficar entre o liberal texano Ron Paul e o ex-governador de Utah Jon Huntsman, um moderado que apostou todas as suas fichas nesta região.

“Qualquer coisa pode acontecer e surpreenderemos o mundo”, afirmou Huntsman, que tem 13% das intenções de votos, de acordo com uma pesquisa da Suffolk University/7News. A porcentragem é boa para quem foi praticamente esquecido no caucus de Iowa, há uma semana, mas só lhe garante o terceiro lugar, por enquanto. Na segunda posição está Ron Paul, com 20% dos votos, sem qualquer ameaça a Romney, que aparece com 33%. A campanha dos últimos dias foi dura e os adversários não pouparam críticas ao ex-empresário, para tentar impedir sua vitória.

Leia também:

Leia também: Romney enfrenta New Hampshire de olho na Carolina do Sul

Além de Mitt Romney, de 64 anos, Ron Paul, de 76 anos, e Jon Huntsman, de 51 anos, ainda estão na disputa Rick Santorum, de 53 anos, ex-senador ultraconservador pela Pensilvânia, Newt Gingrich, de 68 anos, ex-presidente da Câmara de Representantes, e Rick Perry, de 61 anos, governador ultraconservador do Texas. Os eleitores de New Hampshire são conhecidos por deixar a decisão para o último momento e isto pode provocar surpresas. Depois de New Hampshire, as próximas primárias acontecerão na Carolina do Sul em 21 de janeiro, com Mitt Romney também à frente nas pesquisas.

Confira as principais datas do processo abaixo:

(Com agência France-Presse)