Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Dirigente da Al Qaeda na Península Arábica é morto no Iêmen

Sana, 24 abr (EFE).- O responsável financeiro da Al Qaeda na Península Arábica, o quarto na hierarquia deste ramo da rede terrorista, morreu em uma operação militar no nordeste de Sana, informaram fontes de segurança iemenitas nesta terça-feira.

As fontes consultadas pela Agência Efe indicaram que o terrorista, identificado como Muqbel Said al Omada, morreu no domingo no ataque de um avião não-tripulado americano.

Já a agência oficial iemenita ‘Saba’ explicou que Omada morreu em uma operação precisa dos serviços secretos, sem especificar a nacionalidade dos autores.

O ataque aconteceu em uma região desértica situada entre as províncias de Marib e Al Youf.

Al Omada estava incluído em uma lista de 23 terroristas acusados de atacar em 2002 o destróier americano USS Cole no porto de Áden, onde morreram 17 marines, e o petroleiro francês Limburgo.

A Al Qaeda e grupos afins contam com campos de treinamento no sul do Iêmen, onde controlam a maior parte das localidades e enfrentam diariamente o Exército iemenita.

Washington apoia o Exército iemenita com bombardeios de aviões não tripulados em sua campanha contra centenas de combatentes da Al Qaeda no sul do país. EFE