Cúpula das Américas é inaugurada por 31 presidentes em Cartagena

A VI Cúpula das Américas foi inaugurada neste sábado em Cartagena com a presença de 31 presidentes, entre eles o americano Barack Obama, e na ausência do venezuelano Hugo Chávez, que segue recomendações médicas e não compareceu ao encontro.

A cúpula foi inaugurada pelo secretário-geral da OEA, José Manuel Insulza, e anteriormente a cantora colombiana Shakira interpretou à capela o hino nacional da Colômbia, país anfitrião do evento, no Centro de Convenções desta antiga cidade murada, banhada pelo Caribe.

Além de Chávez, outras ausências foram a do presidente da Nicarágua, Daniel Ortega, que não deu motivos para a sua falta, e o colega equatoriano, Rafael Correa, que boicotou a cúpula por causa do veto dos Estados Unidos à participação de Cuba.

A conferência foi convocada para discutir a integração e a cooperação para a prosperidade.

No entanto, a ineficácia da guerra contra as drogas liderada pelos Estados Unidos na América Latina, que dura 40 anos e deixou dezenas de milhares de mortos, e a exclusão de Cuba, agitaram os debates prévios à cúpula.

Os líderes latino-americanos terão um debate público à tarde e à noite, o anfitrião, Juan Manuel Santos, oferecerá um jantar na Casa de Hóspedes.