Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Crianças latinas protagonizam vídeo xingando Trump e o racismo

Um grupo civil de americanos de origem latina chamado Deport Racism (deporte o racismo, em tradução direta) postou na internet um vídeo criticando o pré-candidato republicano Donald Trump, famoso por proferir declarações racistas e xenófobas contra os imigrantes nos Estados Unidos. Protagonizado por crianças, o vídeo vem atraído elogios e críticas, sobretudo pela forma agressiva com que as crianças se dirigem ao magnata.

Em menos de dois minutos, várias crianças se apresentam como cidadãs americanas, informam Trump que a Constituição está ao lado delas e, caso o magnata, não concorde com a Carta Magna do país, que ele se mude. Em algumas cenas, as crianças afirmam que vão responder os insultos de Turmp no mesmo tom e então passam a falar palavrões e a fazer o gesto de “vai se fo…r”. O pré-candidato já se referiu aos imigrantes mexicanos como “infratores, estupradores e traficantes de drogas”.

Leia também

EUA: Quem tentou atacar a mãe com um martelo pode controlar a bomba atômica?

Hillary Clinton e Ben Carson estão empatados, aponta pesquisa

Donald Trump inspirou vilão de ‘De Volta para o Futuro’

“O objetivo da linguagem ofensiva que eles usam no vídeo é defender uma boa causa e chamar a atenção para a linguagem também ofensiva utilizada por Trump contra os imigrantes”, disse Luke Montgomery, diretor do grupo Deport Racism. O vídeo – gravado em inglês e com legendas em espanhol – tornou-se viral nas redes sociais e está sendo compartilhado com hashatags dos palavrões falados pelas crianças: como #RacistaImbecil e #Idiota.

(Da redação)

Vídeo: Deport Racism