Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Cotação do barril bate novo recorde: 147 dólares

A cotação internacional do barril de petróleo atingiu nesta sexta-feira um novo preço recorde: 146,64 dólares. Na bolsa mercantil de Nova York, o índice chegou a 147,27 dólares e, na bolsa de Londres, 147,25. Os motivos apontados pelos especialistas são as recentes tensões que envolvem o Irã, a ameaça de uma nova onda de violência na Nigéria e uma possível greve de funcionários da estatal brasileira Petrobras.

O maior medo dos negociadores em relação ao Irã é de que o país do Oriente Médio cumpra a ameça de fechar o estreito de Hormuz, canal de escoamento de boa parte da produção de petróleo da região. No que diz respeito à Nigéria, o maior produtor africano, o temor é que as agitações internas dos últimos dias tomem proporções ainda maiores. Quanto ao Brasil, a preocupação é a greve de cinco dias anunciada pelos funcionários da Petrobras para a semana que vem, que poderia afetar até 80% da produção.

O comportamento do petróleo nesta sexta-feira é semelhante ao ocorrido no final do mês de maio, quando os preços permaneceram em baixa por dias seguidos e dispararam após o feriado americano do Memorial Day. O último recorde tinha sido estabelecido em 3 de julho, um dia antes do feriado do Dia da Independência. Desde então, o produto seguiu em queda.