Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Coreia do Norte prepara uma festa para a sucessão

A Coreia do Norte prepara um gigantesco desfile militar e exercícios marítimos nos próximos dias para celebrar os 65 anos do partido comunista e o anúncio de que Kim Jong-Un será o sucessor do pai, o ditador Kim Jong-Il. A informação foi anunciada pelo ministério sul-coreano da Defesa, nesta segunda-feira.

As autoridades norte-coreanas aproveitarão o 65º aniversário do Partido dos Trabalhadores da Coreia para celebrar a formação de uma plataforma de sucessão para Kim Jong-Un, o filho mais novo de Kim Jong-Il, afirma o ministro da Defesa sul-coreano, Kim Tae-Young, em um relatório enviado ao Parlamento.

Segundo o ministro, 15.000 soldados foram mobilizados na base aérea de Mirim, perto de Pyongyang, para um desfile no dia 10 de outubro, data do aniversário da fundação do partido. O país também organiza exercícios militares em grande escala no mar até domingo, na presença de Kim Jong-Il, segundo Kim Tae-Young.

A Coreia do Norte tem um Exército de 1,19 milhão de soldados, um dos cinco maiores do mundo. Kim Jong-Un, 27 anos, filho mais novo do ditador Kim Jong-Il, foi promovido recentemente a cargos importantes no único partido do país, o que confirmou o status de herdeiro que um dia comandará o país – cuja economia é miserável, mas tem armas nucleares.

(Com agência France-Presse)