Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Conservador Andrzej Duda toma posse como novo presidente da Polônia

O presidente eleito da Polônia, o conservador e nacionalista Andrzej Duda, tomou posse nesta quinta-feira de seu cargo. Duda faz parte do principal partido da oposição na Polônia, o Lei e Justiça, e obteve sua vitória nas eleições presidenciais realizadas no último mês de maio. Ele será o sexto presidente da Polônia desde a queda do comunismo em 1989. Em seu discurso de posse realizado no Parlamento polonês, Duda defendeu uma maior presença da Otan na Europa Oriental.

Em sua mensagem, Duda, de 43 anos, também defendeu “reforçar” a posição da Polônia na União Europeia e o fortalecimento do Exército. O país centro-europeu realizará eleições legislativas no próximo mês de outubro e as últimas pesquisas apontam que o Partido Liberal, da atual premiê Ewa Kopacz, poderia perder sua hegemonia para passar o bastão ao Partido Lei e Justiça, após oito anos de governo.

Leia também

Como estará o mundo daqui a 10 anos?

Na Polônia é o primeiro-ministro quem controla a maioria dos poderes executivos do governo, enquanto o presidente exerce sua influência como chefe das forças armadas e principal responsável em política externa, além de dispor da atribuição legal de propor e vetar leis.

(Com agência EFE)