Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Colégios eleitorais abrem em toda a Rússia

Moscou, 4 mar (EFE).- Os colégios eleitorais de toda a Rússia abriram neste sábado em um dia no qual os russos elegem ao presidente que vai comandar o destino do país durante os próximos seis anos.

Às 8h (2h de Brasília) abriram suas portas os colégios eleitorais do enclave báltico de Kaliningrado – a região mais ocidental da Rússia – que foram os últimos a se incorporar à votação mais longa do mundo (21 horas) em um país que abrange nove fusos horários.

Os primeiros colégios eleitorais em receber aos eleitores foram os das regiões de Kamtchatka, Tchukotka e Magadan, no Extremo Oriente russo, que abriram suas portas, como estabelece a lei, às 8h, quando em Moscou era meia-noite.

Os cidadãos poderão exercer seu direito a voto até as 20h, após o qual se dará começo à apuração.

Cerca de 110 milhões de cidadãos foram convocados às urnas em uma jornada eleitoral que concluirá em Kaliningrado às 17h (14h de Brasíia) do domingo.

Cinco candidatos competem pela chefia do Estado russo, mas segundo todas as pesquisas há um só favorito à vitória: o ex-presidente (2000-2008) e atual primeiro-ministro, Vladimir Putin. EFE

aep-bsi/ma