Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chu Ming Silveira, criadora do orelhão, é homenageada pelo Google

O buscador publicou um Doodle especial para homenagear a arquiteta sino-brasileira

O Google está exibindo um doodle especial em homenagem a Chu Ming Silveira, arquiteta sino-brasileira que nesta terça-feira, dia 4 de abril, completaria 76 anos. Chu Ming ficou conhecida por ter projetado os protetores de orelhão, com o mesmo design que vemos hoje nas ruas.

Pensando na melhor acústica possível, ela criou protetores no formato de ‘casca de ovo’, que, além de permitir escutar melhor as ligações, têm uma forma natural agradável. As cabines também são duráveis, leves e baratas de fabricar, instalar e manter. O sucesso do projeto pode ser observado em todo o país – são mais de 52.000 orelhões espalhados pelo território nacional. Fora do Brasil, adaptações do projeto de Chu Ming Silveira podem ser encontradas em países da América Latina, África e na China.

Chu Ming Silveira nasceu em Xangai, na China, em 4 de abril de 1941. Mudou-se para o Brasil quando tinha dez anos, fugindo da perseguição dos opositores ao comunismo em seu país natal. Ela morreu em São Paulo, em 18 de junho de 1997, quando tinha 56 anos.

Chu Ming Silveira, inventora do orelhão

Chu Ming Silveira, inventora do orelhão (Clovis Silveira/orelhao.arq.br/Divulgação)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Claudio Silva

    Como assim ” fugindo da perseguição dos opositores ao comunismo”? É o contrário: fugindo da perseguição do comunismo aos seus opositores. O pai dela – Chu Chen – serviu às forças armadas nacionalistas durante a guerra e, após a vitória dos comunistas, foi obrigado a se mudar com a família. Vamos acertar isso aí?

    Curtir

  2. Marcos Ficarelli

    Que maravilha! Que linda homenagem aos grandes arquitetos do Brasil! Eu a conheci porque era colega do meu baixista. Uma chinesa no Mack, naquela época, era uma raridade. Eu ainda estava no Científico (o prédio em frente) mas … éramos uma família.

    Curtir

  3. PAUNOMOLUSCO

    Bonita homenagem!

    Curtir