Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Chile: Piñera tem o índice de popularide mais baixo da história

Sebastian Piñera, o primeiro presidente de direita do Chile desde a volta da democracia (1990), termina o ano com a taxa de popularidade mais baixa da história, desde o fim da ditadura, com 23% apenas de opiniões favoráveis, segundo pesquisa do Centro de Estudos Públicos (CEP).

Durante os meses de novembro e dezembro, Piñera, no poder desde 2010, vê, também, subir o índice de insatisfação com sua política para 62% das pessoas ouvidas, o que o consagra como o presidente com a menor avaliação, em 21 anos.

Segundo as pesquisas, a situação é devida, em grande parte às mobilizações estudantis de oito meses, para exigir uma reforma profunda do sistema de ensino.

Em contrapartida, a carismática líder do movimento estudantil, Camila Vallejo, 23 anos, foi eleita a “personalidade do ano” no Chile, segundo uma enquete da rádio Cooperativa e um instituto de pesquisas.

A sondagem foi realizada entre os dias 11 de novembro e 11 de dezembro de 2011, tendo sido ouvidos 1.559 chilenos e possui margem de erro de 3%.