Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Campanha de Le Pen recusa veículos de imprensa e sofre boicote

Cerca de 40 empresas de comunicação denunciaram as restrições impostas pela Frente Nacional

Os principais jornais da França estarão ausentes da cobertura do discurso da candidata Marine Le Pen na noite deste domingo, após a divulgação do resultado da eleição. Libération, Le Monde e Les Inrocks, entre outros, anunciaram um boicote ao evento em solidariedade a outros veículos que tiverem o credenciamento recusado.

A Frente Nacional, partido de Le Pen, não autorizou a cobertura de mais de dez publicações, entre elas algumas de grande audiência na França como como Buzzfeed, Mediapart e Rue89.

As relações entre a Frente Nacional e a imprensa estão tensas desde o primeiro turno, quando diversos veículos foram impedidos de cobrir o discurso de Le Pen na sequência da divulgação dos resultados, entre eles um jornalista da revista Marianne, co-autor de um livro investigativo sobre a vida de Le Pen.

Entre os dois turnos, um grupo de cerca de 40 empresas de comunicação assinou uma petição de protesto contra a decisão da Frente Nacional de escolher os veículos autorizados a cobrir o evento, denunciando um “entrave à liberdade de imprensa”.

A Bloomberg também descredenciou a jornalista que cobriria o discurso de Marine Le Pen, em solidariedade aos outro veículos, conforme anunciado via Twitter:

O diretor de redação do Le Monde, Luc Bronner, divulgou uma nota no final da tarde de hoje anunciando a decisão do jornal: “O Le Monde condena vivamente esta atitude que impede de assegurar a cobertura correta de um momento democrática importante e demonstra uma concepção degradada da liberdade de imprensa. Em solidariedade aos veículos excluídos da cobertura, decidimos não estar presente na noite eleitoral da Frente Nacional.”

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Antonio freitas

    A FRANÇA PERDEU… PERDEU MUITO… ACABOU… AGORA, QUEM GOVERNA A FRANÇA É A SRA. MERKEL, É A ALEMANHA … FRANCESES SÃO SUBMISSOS Á ALEMANHA.. POLITICA É ISO,, DECEPÇÃO FRAQUEZA…

    Curtir

  2. Wilson A. Zamignani

    OS MUÇULMANOS VÃO POR OS FRANCESES E EUROPEUS DE JOELHO…E ESTUPRAR AS SUAS FILHAS…E TIRAR AS SUAS LIBERDADES…VIVA O POLITICAMENTE CORRETO…

    Curtir

  3. E a França vai avante!!! Parabéns!

    Curtir