Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Caça turco desaparecido foi abatido pela Síria (oficial)

O caça turco considerado desaparecido nesta sexta-feira ao longo da costa síria foi abatido pela Síria, afirmou nesta sexta-feira em um comunicado o gabinete do primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, após uma reunião de crise em Ancara.

“Após a avaliação dos dados recolhidos pelas instituições envolvidas e de inteligência obtidos como parte dos trabalhos de busca e de resgate, entendemos que nosso avião foi abatido pela Síria”, indica o comunicado.

“A Turquia vai revelar a sua atitude definitiva e adotará com determinação as medidas necessárias quando tudo for esclarecido em relação a este incidente”, prosseguiu.

A aeronave desapareceu dos radares turcos às 11h58 (05h58 de Brasília) no mar a sudoeste da província turca de Hatay (sul), na fronteira com a Síria, segundo o Estado-Maior das Forças Armadas turcas.

Trata-se de um caça-bombardeiro F-4, indicaram fontes oficiais turcas citadas pela agência de notícias Anatolia.

Erdogan indicou durante uma entrevista coletiva à imprensa que o incidente havia sido registrado a oito milhas náuticas (15 km), próximo à cidade síria de Latakia (noroeste).

O comunicado, divulgado após uma reunião entre o primeiro-ministro, o chefe do Estado-Maior das Forças Armadas, o general comandante da Aviação e alguns ministros, não oferece detalhes sobre a missão que o F-4 efetuava nas proximidades do território sírio.