Bernie Sanders vence Hillary Clinton no caucus do Maine

Com 86% dos votos apurados, o senador pelo vizinho Estado de Vermont contava com 64% das preferências, contra 36% da ex-primeira-dama

O senador Bernie Sanders venceu neste domingo a ex-secretária de Estado Hillary Clinton no caucus (assembleia popular) democrata no Maine, no nordeste dos Estados Unidos), onde estão em jogo 30 delegados, segundo as projeções da imprensa americana. Com 86% dos votos apurados, o senador pelo vizinho Estado de Vermont contava com 64% das preferências, contra 36% da ex-primeira-dama.

Leia também:

EUA: Bernie Sanders, o socialista que ameaça o favoritismo de Hillary Clinton

Esta é a oitava vitória de Sanders nas primárias para escolher o candidato democrata nas eleições presidenciais de novembro, contra as 12 de Hillary até agora.

Segundo a apuração extraoficial da imprensa local, Hillary chegou ao caucus do Maine com 1.121 delegados, contra os 481 de Sanders, quando são necessários 2.383 para conseguir a candidatura. Tal número, no caso da ex-primeira-dama, inclui 458 superdelegados, que são os líderes do partido que têm liberdade para apoiar qualquer candidato, contra os 22 de Sanders.

A próxima grande reunião eleitoral para os democratas é na terça-feira em Michigan, onde há em disputa 147 delegados, que tanto Hillary como Sanders consideram necessários para reforçar suas respectivas campanhas. Hillary aparece como favorita das pesquisas, com uma vantagem de cerca de 20 pontos percentuais, segundo a média elaborada pelo portal Real Clear Politics.

(Com agência EFE)