Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Berlusconi chama juízes italianos de ‘câncer da democracia’

Premiê alega que é inocente e magistrados o perseguem por questões políticas

O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, chamou magistrados de “um câncer da democracia” ao participar nesta segunda-feira de um julgamento, o primeiro dos quatro que enfrenta atualmente. Nessa audiência, o premiê é acusado de subornar o advogado britânico David Mills com 600.000 dólares para que prestasse depoimentos falsos a favor dele.

Berlusconi disse que as acusações foram infundadas em mais de 20 processos abertos contra ele ao longo dos anos. “Se isso não for uma câncer da democracia, vocês são de outro planeta”, afirmou. O premiê italiano enfrenta outros dois julgamentos por corrupção e um quarto – o mais controverso – por supostamente ter tido relações sexuais com uma dançarina menor de idade e usar sua posição para encobrir o caso.

A alegação de Berlusconi é que os juízes de Milão são politicamente tendenciosos e querem destruí-lo. O primeiro-ministro tem lançado ataques quase que diariamente contra os magistrados, mas seus comentários sobre o câncer foram os mais contundentes.

(Com agência Reuters)