Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Atentados suicidas e ataques deixam pelo menos 25 mortos no Iraque

Pelo menos 25 pessoas morreram e outras 70 ficaram feridas em quatro atentados terroristas no Iraque nesta segunda-feira, informaram fontes oficiais. O ataque mais violento aconteceu em um restaurante na cidade de Nasiriya, sudeste do país, onde um homem-bomba se explodiu e matou 14 pessoas.

Em Basra, sul do Iraque, um homem-bomba detonou sua carga explosiva em uma rua e matou cinco pessoas. Outro homem-bomba atacou um posto de controle conjunto da polícia e do exército no norte de Bagdá. O quarto atentado suicida atingiu as Forças de Mobilização Popular pró-governo em uma rua de Mashahda, norte da capital.

Leia também:

Explosão de projétil com material tóxico mata 15 membros do EI no Iraque ​

Estado Islâmico mata 30 em atentado em estádio no Iraque

Além dos ataques suicidas, disparos de obuses (espécie de canhão que utiliza cargas explosivas) atingiram residências em Abu Ghreib, ao oeste de Bagdá, e deixaram dois mortos. O Estado Islâmico, que controla áreas no norte e no oeste do Iraque, reivindicou vários dos ataques, de acordo com sua agência de notícias Amaq.

O EI conquistou grandes faixas de território no norte e oeste de Bagdá em 2014, mas as autoridades iraquianas conseguiram recuperar terreno, sobretudo na província de Anbar. O governo tem o apoio de uma coalizão militar internacional liderada pelos Estados Unidos. O governador de Basra, Majid al-Nasrawi, disse que o EI, “após a derrota sofrida no oeste, queria deslocar a batalha para o sul” e realizou os ataques dessa terça-feira.

(Com AFP)