Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Assembleia Federal alemã deve eleger Jochim Gauck como Presidente em março

Berlim, 20 fev (EFE).- O pastor luterano Jochim Gauck deve ser eleito no dia 18 de março como novo Presidente da Alemanha pela Assembleia Federal, anunciou nesta segunda-feira o líder do opositor Partido Social-Democrata (SPD), Sigmar Gabriel.

O dia 18 de março é a data limite estabelecida pela Lei Fundamental alemã, que concede um prazo de 30 dias para convocar a Assembleia Federal com o objetivo de escolher um novo líder após o fim do mandato do anterior.

Gauck sucederá Christian Wulff, que renunciou na sexta-feira por envolvimento em um escândalo de corrupção e tráfico de influência, e será o primeiro presidente alemão procedente da extinta República Democrática Alemã (RDA).

Além disso, Gauck, que foi responsável pela custódia dos arquivos da Stasi, a Polícia política da RDA, após a queda do Muro de Berlim, será também o primeiro Presidente da Alemanha sem filiação política alguma.

Sua rápida nomeação na noite de domingo foi uma surpresa depois que os partidos da União dirigida pela chanceler federal, Angela Merkel, cederam às pressões de seu parceiro liberal (FDP), que uniu-se à oposição social-democrata e verde em sua aposta por Gauck.

O acordo das três formações do Governo e as duas principais da oposição fará com que Gauck se transforme no presidente com maior número de votos na história na Assembleia Federal, onde apenas o partido da Esquerda, o único excluído das negociações, votará previsivelmente contra. EFE