Cristina Kirchner anuncia volta à política na Argentina

Em primeiro ato público desde que deixou a Casa Rosada, ex-presidente anunciou aliança política e deixou em aberto a possibilidade de concorrer ao Senado

A ex-presidente da Argentina Cristina Kirchner deu o primeiro passo rumo às eleições legislativas de 22 de outubro e lançou publicamente nesta terça-feira sua participação na aliança política “Frente de Unidade Cidadã”. O anúncio, feito em um discurso que durou quase uma hora e foi carregado de críticas ao governo do atual presidente do país, Mauricio Macri, foi o primeiro ato político público de Kirchner desde que deixou a Casa Rosada, em dezembro de 2015.

“Peço a união do povo, a união de todos os argentinos e de todas as argentinas, porque estou convencida de que esta etapa histórica de agressão neoliberal em todos os níveis da sociedade não é uma questão de partidos políticos”, exclamou em um comício na província de Buenos Aires.

Kirchner, no entanto, não confirmou se irá se apresentar como candidata a senadora nas Primárias Abertas Simultâneas e Obrigatórias (Paso) pela província de Buenos Aires. A ex-presidente manterá a expectativa sobre uma possível candidatura até o dia 24, quando termina o prazo para definir as listas de quem estará nas primárias.

“O que precisamos é colocar um limite no governo nas próximas eleições para que pare com os ajustes”, disse ela para cerca de 50 mil pessoas que foram ao estádio Julio Grondona, em Sarandí, na região metropolitana de Buenos Aires.

A ex-presidente, que enfrenta na Justiça acusações de corrupção, associação ilícita e fraude, criticou o desemprego, o fechamento de empresas, o aumento das tarifas dos serviços públicos e a elevada inflação que marcaram, em sua opinião, o atual governo.

(Com agência EFE)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Vaso ruim não quebra, Essa coisa escatológica de pessoa veio da mesma latrina que o maduro, evo, lula, dilma, mantega, paloci, fhc, aecio, serra, gleisi, marina, grazoitin, lindeberg etc… a america latrina tem que tirar a descarga e se livrar desse material fecal

    Curtir

  2. Marcos Ferax

    Comunista igual a Praga deve ser combatida com rigor porque se não sempre crescem por ai são uma Especie de Câncer que adoece e fragiliza a População

    Curtir

  3. Marcos Ferax

    Isso Ja era esperado , assim como Logo Logo uma certa @nta Brasileira estará por ai a falar m.e.r.d.a Novamente, Satanás foi Expulso do Céu nem por isso desistiu de Mentir e enganar ele faz muito seguidores.

    Curtir

  4. Tadeu Monteirinho

    Eu pensava que só uma pate dos políticos Brasileiros, perderam a vergonha, mas esto enganado!

    Curtir