Arábia Saudita e Irã: a velha rixa

A chama da disputa entre os dois países pela supremacia do Oriente Médio ganha oxigênio, sob os auspícios de Trump

Foi só mudar o ocupante da Casa Branca para que as tensões do Oriente Médio retornassem aos antigos patamares. Depois de dois mandatos de Barack Obama, a confusão voltou a se instalar entre Arábia Saudita e Irã, potências regionais antagônicas separadas pelo Golfo Pérsico (ou pelo Golfo da Arábia, dependendo do lado em que se está).

Desde a Revolução Islâmica no Irã em 1979, essas duas nações tomaram várias iniciativas para preservar seus regimes. Ampliaram a repressão contra rivais internos, patrocinaram grupos terroristas e promoveram suas próprias vertentes de fundamentalismo islâmico (os sauditas como líderes do mundo sunita, e os iranianos à frente dos xiitas). Ambas buscaram a supremacia no Oriente Médio e acusaram-se mutuamente de tentar desestabilizar a outra.

Ainda que os dois países nunca tenham se enfrentado diretamente, fizeram isso por procuração nas guerras da Síria, do Iraque e do Iêmen. Nas últimas semanas, Irã e Arábia Saudita voltaram às turras. Primeiro, uma situação de quase guerra foi armada no Catar. Em seguida, os dois países trocaram acusações após um atentado terrorista em Teerã, que deixou doze mortos.

Para ler a reportagem na íntegra, compre a edição desta semana de VEJA no iOS, Android ou nas bancas. E aproveite: todas as edições de VEJA Digital por 1 mês grátis no Go Read.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Helio Carneiro

    Implicando ao Trump a volta dessa Richa a veja demonstra sua vocação para o fake news!

    Curtir

  2. Só para exemplificar rapidamente: são sunitas o Hamas, o Al-Qaeda e o ISIS (Estado Islâmico) e xiita, o Hezbollah.

    Curtir

  3. Osmar Serrragem

    Não tem cabimento nenhum implicar a Arábia Saudita nos ataques terroristas do OS em Teheran. Isto só tem sentido na mente mentecapta de alguns dirigentes iranianos. Os repórteres da Veja andaram fumando algo diferente…

    Curtir

  4. Osmar Serrragem

    IS- Estado Islâmico…

    Curtir

  5. Osmar Serrragem

    A pressão Saudita /Egípcia sobre o Qatar não tem nada de “quase guerra”, suas antas …Arrumem um assunto do qual entendam.. Ou então, leiam alguns livros…Daqueles, com muito texto e poucas gravuras…Mesmo sem valer nota…

    Curtir