Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Advogado de Iñaki Urdangarin se apresenta em juizado na Espanha

Palma (Espanha), 30 dez (EFE).- O advogado Mario Pascual Vives compareceu nesta sexta-feira no juizado de instrução número 3 de Palma (Ilhas Baleares) representando Iñaki Urdangarin, genro do rei Juan Carlos I, na causa pela qual ele foi acusado e chamado a depor no dia 6 de fevereiro.

Após cumprir o trâmite de se apresentar na causa, Pascual Vives não fez declarações nem nos julgamentos de Palma nem no seu escritório de Barcelona.

Urdangarin, duque de Palma, é marido da infanta Cristina, a filha mais nova do monarca espanhol. O casal mora com seus quatro filhos em Washington.

O juiz instrutor do chamado caso Palma Arena, José Castro, acusou Urdangarin pelos supostos crimes de desvio, fraude, falsificação de documentos e prevaricação em torno de suas atividades à frente do Instituto Noos, uma fundação sem fins lucrativos que criou e presidiu entre 2004 e 2007.

A acusação aconteceu depois que a justiça apontou uma ‘rede societária’ tramada supostamente por Urdangarin e seu sócio Diego Torres para apoderar fundos públicos e privados que o instituto recebeu.

Também compareceu no juizado o procurador Antonio Buades, que representa os irmãos Marco Antonio e Miguel Tejeiro, acusados junto com Urdangarin.

Buades pediu uma mudança de data na declaração dos dois irmãos prevista para a próxima quinta-feira por não ter tempo para prepará-la e também na data do duque de Palma, porque o advogado dos Tejeiro não poderá estar presente. EFE