Celebridades
Infográfico
Por dentro do Tropa
O filme Tropa de Elite 2 estréia nesta sexta-feira em 600 salas de cinemas em todo o país. O site de VEJA entrevistou Tiago Marques, diretor de arte do longa, para fazer um raio-x da cena em que policiais do Bope invadem uma favela no Rio de Janeiro. Descubra como cada detalhe foi planejado para parecer real na tela do cinema.
Infográfico: Mirian Alves e Thomaz Rezende
Outros Infográficos
-

Celebridades
Passe o mouse sobre as barras e confira o volume de citações da principal premiação do cinema no microblog -

Celebridades
A maior festa do cinema chega à 85ª edição. O que os anos anteriores têm a dizer sobre esta edição – e sobre a história do mundo – é o que mostra este especial. A leitura dos vencedores do Oscar ao longo dos anos revela as configurações em que se acomodaram a cultura, a moral e a política através das décadas – marcadas por guerras, cerceamento às bebidas, propaganda do american way-of-life. E, a partir de palavras-chaves, dá para arriscar as chances dos concorrentes a melhor filme em 2013. O site de VEJA sugeriu as tags e o matemático Sebastião Amorim, da Unicamp, calculou as chances dos longas a partir da relação entre a pontuação deles e o total de pontos dos indicados do ano. Cada palavra-chave vale 1 ponto. “Filme de época”, por exemplo, apareceu 39 vezes entre os vencedores do Oscar e assim acumula 39 pontos. Argo, que é de época, recebe então 39 pontos, a que se somam os pontos de suas outras tags. No total, ele faz 77 pontos. Como a somatória de todos os indicados é de 561, a chance é de 13,7%. -

Celebridades
O novo filme dos irmãos Wachowski conta seis histórias diferentes utilizando os mesmos atores principais. Para dar conta dos vários personagens, os artistas tiveram que passar por um intenso processo de maquiagem que transformou seus rostos. Uma das poucas graças do filme é tentar descobrir qual ator está “por baixo” de cada personagem. Arraste a foto do ator para o círculo e descubra se você acertou -

Celebridades
Os produtos culturais conversam entre si. O site de VEJA reuniu os principais lançamentos de 2012 e destaques da programação de fim de ano em um infográfico que, sem se prender a este ou aquele nicho ou tipo de público, expõe as conexões insuspeitas – e propõe ligações “perigosas” – entre a música, o cinema, a literatura e as artes plásticas. Assim, a leitura despretensiosa de um best-seller como 'Cinquenta Tons de Cinza' pode ser tomada como início de um percurso que levará ao novo álbum da cantora Fiona Apple ou quem sabe ao D. Quixote, de Cervantes. Cada item é um convite à descoberta de novos livros, filmes, discos. Basta começar.

