Ciência
Infográfico
O segredo do abismo
No dia 5 de fevereiro, cientistas e engenheiros russos conseguiram levar uma broca até a superfície do lago Vostok, na Antártida, o maior lago abaixo de uma geleira do mundo. Os russos estão há 20 anos perfurando os 3.769 metros de neve e gelo até o reservatório de água pristina, isolada do restante do mundo há 15 milhões de anos. Os especialistas acreditam que o lago Vostok é lar para formas de vidas desconhecidas. Ele também é um excelente candidato para simular condições semelhantes a outros cantos do Sistema Solar, como a lua Europa, de Júpiter. A partir de dezembro, os cientistas russos vão começar a analisar a água do lago e dar início a uma série de pesquisas sem precedentes na história da humanidade.
Crédito: RIA Novosti
Outros Infográficos
-

Ciência
A aposentadoria dos ônibus Atlantis, Endeavour e Discovery não encerra a exploração espacial. Conheça as metas das principais agências espaciais para esta década -

Ciência
A próxima geração de naves espaciais
Com o fim da era dos ônibus espaciais, empresas e governos se movimentam para desenvolver as próximas naves que vão levar o homem muito além dos confins da Terra. Confira os melhores candidatos: -

Ciência
A volta ao mundo em 89 minutos
A bordo da cápsula Vostok 3KA, Gagarin entrou em órbita e deu uma volta na Terra em 89 minutos. Veja os detalhes: -

Ciência
Conheça o Curiosity, o laboratório de ciências marciano
No dia 25 de novembro, a Nasa vai lançar o maior jipe já construído para explorar a superfície de Marte: o Curiosity. O veículo faz parte da missão Mars Science Laboratory (MSL), a mais ambiciosa ao planeta vermelho desde a década de 1970. O Curiosity vai procurar por ambientes habitáveis na cratera Gale, uma espécie de paraíso geológico perto do equador de Marte. Além disso, o jipe vai medir a quantidade de radiação na superfície marciana, dado fundamental para uma futura missão tripulada. VEJA foi visitar o laboratório onde o Curiosity foi construído e conversou com os principais idealizadores, dois deles, brasileiros. Se tudo der certo, o MSL dará o pontapé inicial para uma futura colônia em Marte.

