Ensino
As escolas campeãs
 

Os colégios de Brasília que alcançaram
as maiores médias no Exame Nacional
de Estudantes do Ensino Médio

Eduardo Burckhardt e Manuela Nogueira

Oensino médio é uma das fases cruciais na vida escolar dos adolescentes. É nesse período que o estudante consolida os conhecimentos básicos e dá um salto na capacidade de formular pensamentos abstratos. Daí a importância da decisão dos pais na hora de escolher a escola onde matricular seu filho. Um dos pontos que podem servir como linha de partida nessa seleção é a média que o colégio tirou no Enem. Pela primeira vez desde que foi instituído o exame, o Ministério da Educação divulgou abertamente as notas de cada instituição. Essa medida permite aos pais fazer uma relação das escolas que obtiveram as melhores médias na prova – basta pesquisar no site www.inep.gov.br as notas de um colégio específico ou de todas as escolas da cidade. Os educadores indicam outros pontos que precisam ser observados na hora da escolha:  

O colégio deve dar prioridade à formação completa, não só voltada ao vestibular ou ao ensino técnico;

Salas ventiladas e iluminadas, ampla área de recreação, biblioteca com boa variedade de títulos, sala de informática e laboratórios específicos para cada área são essenciais;  

A redação precisa ser uma das ênfases do projeto pedagógico;  

Recomenda-se ter um orientador educacional com tempo disponível para atender os alunos individualmente;  

A escola precisa oferecer atividades extracurriculares, como viagens de estudo e aula de artes;  

O vestibular não deve ser prioridade, mas não pode ser esquecido. O ideal é começar a preparação de forma moderada desde o 1º ano.

 

1º Colégio Galois

Média: 68,15

Fotos Cristiano Mariz


O lema do Galois representa com fidelidade a excelência de ensino que garantiu à escola a maior média no Enem entre todos os colégios que realizaram o exame: "Onde o tradicional e o contemporâneo se unem, fazendo o jeito diferente de ensinar". Com apenas dez anos de história, o colégio transformou-se em um dos mais renomados da capital, principalmente pelos bons índices de aprovação no vestibular. No ano passado, os alunos do Galois conquistaram metade das vagas destinadas pelo PAS ao concorrido curso de medicina.

A rotina de estudos dos alunos é a base que garante os bons resultados. O colégio oferece três línguas estrangeiras (inglês, francês e espanhol). Desde o 1º ano do ensino médio são realizados simulados, iniciativa que contribui na preparação para o PAS e para os vestibulares. No período da tarde há plantões para que os alunos tirem as dúvidas de todas as disciplinas. Além disso, o Galois adota o regime semestral, com provas de recuperação no meio do ano e calendário independente a cada seis meses – o que já aproxima os alunos da realidade que vão encontrar na universidade.

Com vistas à formação integral do estudante, o colégio também propõe projetos sociais e culturais. Fazem sucesso entre a garotada o Galois.doc, no qual os alunos participam de todas as etapas de realização de um filme, da produção às filmagens, e o programa de estímulo à reciclagem.

SGAS 902, conjunto A, lote 73, Asa Sul, 3214-2070. SGAS 601, conjunto A, Asa Sul. www.galois.com.br.

 

Colégio Sigma

Média: 66,39

Aprender a aprender é a regra no Sigma. Os alunos são incentivados a ir além do conteúdo dado na classe, por meio de pesquisas e desenvolvimento de projetos interdisciplinares nos quais exercitam a contextualização, a organização de idéias e a interpretação da realidade. Destaque para o projeto Sigma Mundi, no qual os alunos simulam uma assembléia das Nações Unidas e, para isso, estudam desde os aspectos econômicos até as características culturais de cada país. O colégio oferece educação de ponta, com aulas de aprofundamento e de reforço em turno contrário ao das classes normais, além de um plantão de dúvidas todas as tardes. Viagens de estudo, projetos culturais e sociais e práticas esportivas também fazem parte da rotina dos alunos do colégio Sigma.

SGAS, 912, conjunto A, 3346-3232. www.sigma.g12.br.

 

Colégio Leonardo da Vinci

Avenida W4, SEUP/Sul, quadra 703, conjunto B, 3226-6703. SGAN, 914, conjunto I, 3340-1616. QS 03, rua 420, lote 2, Pistão Sul, Taguatinga, 3351-0606.

Média: 65,41

Pontos positivos: a excelência do ensino garantiu a boa colocação de suas três unidades entre as melhores médias no Enem entre todas as escolas que realizaram a prova em Brasília – ficou em 3º, 8º e 12º lugares. Destaque para as aulas de redação, incluídas no currículo desde a 8ª série. Além disso, os alunos participam de oficinas de redação, com atendimento individual. Como preparação para o PAS, nos meses de outubro e novembro são feitas revisões de conteúdo. Oferece orientação profissional por meio de oficinas e ciclos de palestras.

 

Instituição de Educação NDA Senior

SGAS, 616, lote 114, via L2 sul, 3345-5020. www.nda.com.br.

Média: 65,2

Pontos positivos: o colégio tem uma preparação específica para o PAS. No mês anterior a cada avaliação, os professores revisam a matéria e resolvem provas de anos anteriores. As disciplinas filosofia e sociologia são ministradas desde a 1ª série do ensino médio. Além das aulas regulares, por duas tardes na semana os alunos participam de atividades interdisciplinares.

 

Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília

SHIS, QI 5, chácaras 74/79, Lago Sul, 2106-9000. www.emack.com.br.

Média: 64,61

Pontos positivos: a carga horária inclui duas tardes por semana de aula, além das classes pela manhã. As aulas de inglês e espanhol são niveladas de acordo com o conhecimento do aluno. Além das avaliações semanais, há avaliações multidisciplinares que simulam o vestibular. O programa Grupo de Apoio Pedagógico (GAP) proporciona aprofundamento em todas as disciplinas.

 

Colégio Marista João Paulo II

W3 Norte, quadra 702, bloco B, s/nº, 3426-4600. www.maristas.org/joaopauloii.

Média: 64,54

Pontos positivos: o colégio oferece o turno integrado como opção, sendo que os alunos têm no período da tarde práticas esportivas, acompanhamento pedagógico e aulas de língua estrangeira e de artes, entre outras atividades. As avaliações são trimestrais, e as provas têm questões interdisciplinares, o que ajuda na preparação para o PAS. Cada sala de aula tem um computador com acesso à internet.

 

Colégio Sagrado Coração de Maria

SGAN, quadra 702, conjunto C, 3328-8588.
www.scm-df.com.br.

Média: 64,18

Pontos positivos: simulados, aulas interdisciplinares, plantões de dúvidas e monitoria ajudam o aluno a se preparar para o vestibular. Há o Projeto Meio Ambiente, de conscientização do jovem sobre sua responsabilidade com a preservação da natureza. No projeto Empreendedorismo, os alunos discutem objetivos e elaboram estratégias para alcançá-los.

 

Colégio Militar de Brasília

SGAN 902, Asa Norte, 3424-1000. www.cmb.ed.br.

Média: 63,41

Pontos positivos: com a modernização do ensino aplicado em todos os colégios militares do Brasil, a escola intensificou a formação na qual as disciplinas básicas do ensino médio são complementadas com atividades culturais, sociais e esportivas e a interdisciplinaridade tem papel importante. Oferece programa de orientação profissional no ensino médio.

 

Colégio Marista de Brasília

SGAS, 615, conjunto C, Asa Sul, 3346-8106. www.maristas.org.br.

Média: 61,74

Pontos positivos: os estudantes podem acessar na internet atividades corrigidas, exercícios, gabaritos e aulas. Oferece aulas de dança, teatro, coral e banda marcial. Além das modalidades regulares, a prática esportiva inclui tênis de mesa e ginástica olímpica.

 

Colégio Ceub

SEPN, 708/709, Campus Universitário do Ceub, bloco VI, 3340-3335. www.colegio.ceub.br.

Média: 60,93

Pontos positivos: além de simulados para o PAS, oferece orientação para estudo dirigido e oficina de redação. Esses projetos acontecem no turno inverso, assim como o curso optativo de mandarim. As aulas de inglês e espanhol são ministradas para turmas de até vinte alunos. Oferece também teatro, música, artes e dança.

 

Colégio La Salle

SGAS, 906, conjunto E, Asa Sul, 3443-7878. www.lasalledf.com.br.

Média: 60,18

Pontos positivos: realiza periodicamente os "aulões", nos quais até cinco professores dão o mesmo conteúdo cada um sob a ótica de sua disciplina. É uma forma de trabalhar a interdisciplinaridade no aprendizado, um dos focos no plano pedagógico. Oferece orientação profissional desde o 1º ano do ensino médio. Realiza Olimpíada de Leitura, com provas de interpretação de textos e de leitura.

 

Colégio Inei

SGAS, 604, conjunto C, lotes 25 e 26, Avenida L2 Sul, 3226-9877. www.inei.com.br.

Média: 60,01

Pontos positivos: realiza provas semanais de todas as disciplinas, com questões de múltipla escolha e interpretativas. Também contam pontos na avaliação do aluno questões como trabalho em grupo e apresentação de seminários. Os destaques na estrutura física são a sala de projeção em três dimensões e o macrolaboratório de física.

 

Colégio Projeção

Avenida Samdu, Área Especial 5/6, Setor C, Taguatinga Norte, 3451-3888. www.projecao.br.

Média: 59,43

Pontos positivos: os simulados e os aulões interdisciplinares fazem com que os alunos relacionem as diferentes áreas de conhecimento. Monitorias e aulas de aprofundamento reforçam os conteúdos. O aconselhamento profissional envolve palestras e atendimentos individuais.

 
voltar